Hoje é muito importante entender como Higienizar, Frutas e Legumes.
Por serem alimentos importantes na nossa dieta, permitem-nos fornecer as vitaminas e minerais de que necessitamos para as nossas necessidades diárias.
Estas substâncias são essenciais para manter o nosso sistema imunitário eficaz e pronto para combater distúrbios, doenças e infecções.
Frutas e Legumes são alimentos frequentemente consumidos crus. Por isso é importante respeitar alguns regras de higiene para limpeza e desinfecção para proteger sua saúde.
É importante lavar Verduras, Frutas e Legumes?
Lavar e desinfetar frutas e vegetais é importante para evitar a introdução de bactérias e pesticidas prejudiciais ao organismo.
Quando cultivados ao ar livre, estes recursos naturais podem abrigar bactérias e outros produtos químicos patogênicos na superfície. Isso já está começando primeira fase de produção.
Para então continuar a ser contaminado durante as etapas de coleta e armazenamento. Ou seja, a fase de maior risco em termos de proliferação de microrganismos.
Devido a esta, limpe bem frutas e legumes são uma regra fundamental de segurança alimentar. O enxágue completo com água corrente pode remover uma porção significativa das bactérias presentes no solo.
A maioria dos produtos alimentares que passam pelos mercados estão sujeitos a sistemas de segurança e higiene muito rigorosos.
Mas isto não é o suficiente. Portanto, é recomendável estocar frutas e vegetais. lave sempre bem se você prefere cozidos, crus, com ou sem pele.
Como Higienizar Frutas e Legumes
Se forem adicionados à água desinfetantes como ozônio, gotas de água sanitária (Sem alvejante e perfumes), Vinagre, ou bicarnonato de sódio, na proporção de duas colheres para cada litro de água pura.
Teremos uma solução aquosa para desinfetar os alimentos. Assim podemos estender a limpeza de todos os pesticidas e substâncias que são tóxicas para o nosso corpo.
Esta higienização ajuda a proteger nosso corpo. Principalmente nas pessoas mais delicadas, como idosos, crianças, devido a distúrbios muitas vezes subestimados, como intoxicações e infecções.
Para incorporar o ozônio à agua pura é necessário um difusor, um gerador de ozônio para produzir o gás a ser misturado a água, mas as alternativas caseiiras também são muito eficazes se aplicadas corretamente.
Regulamentos de Segurança Alimentar
O Ministério da Saúde recomenda para a Segurança dos Alimentos, desenvolveram orientações sobre boa higiene durante a preparação e manuseamento de alimentos. As recomendações mais importantes?
Depois das compras
Após esvaziar os sacos, não toque na boca, olhos ou nariz. Aqui está uma operação que conhecemos bem desde a infância: você deve lavar as mãos imediatamente, mesmo que tenha usado luvas, ao higienizar superfícies.
Antes de cozinhar
Primeiro, lave as mãos (40 a 60 segundos) antes e depois de tocar nos alimentos. Então você terá que se limpar e higienizar bem a superfície de trabalho e use utensílios especiais na cozinha para preparar alimentos crus e cozidos.
Enquanto você cozinha
Se você consome alimentos, certifique-se de que estejam bem cozidos antes de consumi-los. Lembre-se deste ponto fundamental: você deve atingir a temperatura ideal, que é de pelo menos 70°C para garantir a eliminação bactérias e vírus.
Como Higienizar Frutas e Legumes e Comer Com Segurança
Depois de lavar as mãos, deve-se sempre enxaguar frutas e vegetais em água corrente, enxugá-los suavemente e mergulhá-los em água por pelo menos 20 minutos. em água tratada para destruir bactérias e vírus. E todos os compostos orgânicos complexos não biodegradáveis.
É importante remover quaisquer partes danificadas e/ou amassadas com utensílios limpos que não tenham sido utilizados anteriormente para manusear alimentos contaminados, como carne crua ou peixe.
Frutas e vegetais mais resistentes, como melão, batata ou pepino, podem ser escovados para garantir a remoção eficaz dos resíduos da terra.
Enfim, para mantermos a nossa saúde e aproveitar bem os nutrientes dos alimentos frescos não podemos dispensar as boas práticas de higienização, se ainda continuar com a alguma dúvida consulte o Guia Alimentar do Ministério da Saúde e bom apetite!